7/13/2009

16) Pavimento estriado existente na Colônia Witmarsum

Na noite de segunda-feira, 06 de julho de 2009, ocorreu uma palestra na Casa do Criador, na Colônia Witmarsum. O palestrante foi o Professor Doutor Rocha Campos, da Universidade de São Paulo – USP. Ele falou sobre o pavimento estriado que existe na Colônia Witmarsum, bem próximo a sede da Cooperativa Witmarsum.

Apresento a seguir um breve resumo das informações desta palestra :

O que é ?
Pavimento estriado é o local onde uma geleira esteve a milhares de anos, friccionando a rocha de tal forma e maneira que deixou estrias ou marcas.

Como se formou ?
A história geológica da Terra mostra que ela passou por períodos de clima quente, em que funcionou como “estufa” e por períodos frios, nos quais funcionou como “refrigerador”.

Nos períodos quentes, as geleiras derretiam e a maré subia, cobrindo as faixas litorâneas, alterando assim a significativamente a composição dos continentes. Observação importante: a quantidade de água no planeta Terra é sempre a mesma, somente muda de forma e de lugar com o passar dos anos, seja como neve, gelo, oceano ou rios.

Os períodos frios são chamados de idades glaciais. A Terra passou por cerca de 5 desses períodos. Isto aumentava a quantidade de gelo nos pólos da terra e nas altas montanhas e verdadeiras capas de gelo cresciam em direção ao equador. Geleiras são massas de gelo que se movem devagar de terrenos mais altos para mais baixos. Ocorrem devido à transformação da água em neve e desta em gelo. O que acontece quando as geleiras avançam ? A erosão ou seja o desgaste, com o arrancamento de rochas do chão. Estas funcionam como lixas, desgastando o chão sobre o qual se movem.

O pavimento encontrado na Colônia Witmarsum é um local onde se formaram as estrias e sulcos pela geleira que ali esteve. Este pavimento estriado foi formado na Era Paleozóica, ou seja, aproximadamente, 300 milhões de anos atrás. A Terra estava na Era Glacial do Gondwana. Segundo o cientista Alfred Lothar Wegener, que em 1912 publicou a Teoria da Deriva Continental, América do Sul, África, Índia e Austrália estavam todos ligados à Antárctica, formando o Gondwana. E isto pode ser confirmado, segundo os geólogos, pois rochas e plantas que existem em um continente também existem em outro, atualmente.

Quando foi descoberto e qual a sua importância ?
Foi descoberto por João José Bigarella e colaboradores da Universidade Federal do Paraná, no ano de 1969.

E por que é importante ser preservado ?
• Comprova a presença de geleiras no passado geológico do Brasil;
• Comprova que o Brasil fez parte do Gondwana;
• Único no Brasil;
• Qualidade das marcas (estrias);
• Conhecido nacional e internacionalmente;
• Estudado por cientistas do Brasil e do exterior.


Imagens :























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia 07 de Maio - Café Colonial da AMB

No próximo mês, no dia 5 de maio, Witmarsum terá o tradicional Café Colonial servido pela AMB - Associação Menonita Beneficente . ...