7/24/2008

7) Band Pé no Rio (19/04/2006) mostra a música na colônia Witmarsum

Descendentes de alemães preservam tradição e música no Paraná

Os fundadores da Colônia Witmarsum chegaram na região de Palmeira em 1951. Os descendentes nascidos no Brasil já estão na terceira geração, mais continuam preocupados em manter a cultura dos antepassados. Entre as tradições preservadas está a música. Na colônia a maioria das crianças aprende a tocar algum instrumento.
“A gente tem professoras de violão, piano, teclado, violino, flauta”, afirma a professora de violino Evelyn Jansen Hamm. Betina Cristensohn é uma destas crianças. Com 14 anos, ela toca violino desde os oito e adora. Betina conta que desde bem pequena sonhava ter um violino. A menina brincava de tocar o instrumento usando latas de alumínio e pequenos pedaços de madeira. Hoje o violino é muito importante na vida da garota. “É como se fosse um namorado”, define.
Evelyn explica que em todas as famílias da colônia há alguém que toca um instrumento musical. Um dos objetivos é que nas festas de natal e de páscoa todos possam cantar ao som de flauta, violão ou violino. Se nas famílias a música é importante, na igreja ela é muito valorizada. Segundo Evelyn, todas têm corais de quatro vozes.
Durante a gravação da sétima etapa do Band Pé no Rio, no último sábado, os participantes da UEPG e do Unicenp acompanharam uma apresentação de violino feita pelas crianças da colônia. Para os aventureiros foi uma experiência diferente. “Fiquei boquiaberto. Muito interessante a preservação de uma cultura por meio da música. Achei muito bacana mesmo”, afirma Silvio Messias.

Fonte: http://www.bandpenorio.com.br/pages/noticias.asp?id=728

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dia 07 de Maio - Café Colonial da AMB

No próximo mês, no dia 5 de maio, Witmarsum terá o tradicional Café Colonial servido pela AMB - Associação Menonita Beneficente . ...